TUDO SOBRE COMO FAZER UMA BOA APRESENTAÇÃO
Uma boa apresentação deveria ser o ponto chave do seu dia a dia, afinal de contas estamos a todo momento nos apresentando.
Quando andamos na rua, a nossa maneira de andar revela traços de nossa personalidade passando impressões para as pessoas que nos observam.
Nos apresentamos através da maneira com que nos vestimos, como cumprimentamos às pessoas, e principalmente em nossas reuniões e diálogos de negócios.
O objeto deste artigo é ajudar você a organizar uma excelente apresentação, aqui eu irei mostrar para você os cinco pontos principais para uma boa apresentação. Caso você queira se aprofundar mais no assunto eu escrevi um artigo específico para cada ponto, dando um passo-a-passo para você construir uma boa apresentação, seja uma palestra, uma apresentação de trabalho na faculdade ou até mesmo uma reunião de negócios.
Utilizando estas técnicas você conseguirá organizar sua apresentação, saberá como se portar, que recursos utilizar e como se relacionar com seu público.
Conquistando assim, o reconhecimento e a preferência de seu interlocutor.
Vem comigo neste mergulho para aprender a realizar uma apresentação de sucesso.
Com qualquer ação importante que você irá tomar na vida, para se obter apresentação de sucesso é necessário se PREPARAR, então vamos direto para nosso primeiro ponto:
Preparação
Este processo te permite se integrar e organizar o assunto a ser tratado, minimizando o nervosismo e insegurança, nesta etapa é importante que você mantenha pensamentos positivos em relação a sua apresentação.
Tente avaliar os benefícios de se apresentar, as realizações pessoais e financeiras que você pode obter se realizar uma boa apresentação. Tudo isso te ajudará a criar ânimo e coragem para seguir em frente.
Uma das coisas impressiona em uma boa apresentação é ter um OBJETIVO claro, isto irá determinar todo o percurso de sua apresentação. Viajar sem rumo, sem saber onde chegar, deixará seu discurso vago e não irá suprir às necessidades de sua empresa ou de seu cliente, tirando toda sua credibilidade.
Entenda para quem? você está falando, o quê? e Por quê?
Definir seu público, seu objetivo e o assunto a ser abordado é o primeiro caminho para objetividade e clareza na sua apresentação. Afinal de contas ninguém quer perder tempo ouvindo “baboseiras”, pois, tempo é dinheiro, então não desperdice o tempo de seu público, ao contrário saiba valorizá-lo apresentando um conteúdo rico, claro e objetivo.
Encontrar informações pouco acessíveis pode ser um grande diferencial na sua apresentação, isso mostra seu empenho em conhecer o assunto e diferencia um especialista de um amador.
Sempre analise o local, seja um café, uma sala de reuniões, um anfiteatro ou uma sala de estar, é muito importante que você avalie o local onde irá se apresentar, para se adaptar ao ambiente e assim não se sentir desconfortável ou se surpreender demais com a situação.
Organize suas idéias de maneira congruente, e tente não devanear, busque criar o interesse do público, faça uma introdução chamativa, desenvolva seu argumento de maneira profunda e objetiva e faça uma finalização memorável.
Lembre-se todos possuem ansiedades, medos e ambições, portanto enfrente o medo dos espectadores e alimente suas ambições então terá o interesse deles.
Conteúdo
É o seu diferencial, não apenas o tipo de conteúdo, mas, como este conteúdo é passado.
Como disse anteriormente, seja breve e objetivo. Você não precisa exagerar nas informações e nem se prolongar em seus argumentos, isto irá distrair e entediar o seu público, lembre-se que “MENOS É, DE FATO, MAIS”!
Utilize de frases curtas ditas com impacto para fixar idéias chave, e se seu conteúdo for inevitavelmente longo, todos agradecerão uma pequena pausa para o café.
Treine para manter sempre a naturalidade e aprenda a utilizar o humor (não pode ser forçado) para cativar o público.
O começo é sempre empolgante, explicativo de maneira a trazer o público com você. É importante que durante a apresentação você mantenha sempre o ritmo, preste atenção no tempo, seja breve em seus exemplos e claro finalize de maneira memorável, retomando os pontos importantes, concluindo seus argumentos e aquela famosa tirada final.
O TREINO LEVA A PERFEIÇÃO!!
O Apresentador
Não adianta uma apresentação bem elaborada, com um conteúdo incrível e idéias inovadoras se o apresentador não passa credibilidade, ou ainda, está nervoso demais e não consegue agir com naturalidade, interrompe a apresentação por conta de ruídos ou intercorrências que poderiam ser deixadas de lado, se está incomodado com uma roupa desconfortável, ou ainda, por não saber lidar com os equipamentos utilizados – microfone, projetor, etc.
Por isso é importante que o apresentador aprenda a se organizar nestes quesitos.
Vista uma roupa que seja adequada a situação, mas, que ao mesmo tempo seja confortável, para que você não passe por apuros caso o nervosismo tome conta. Evite roupas apertadas na região da cintura, peito e garganta, isto lhe permitirá respirar com tranquilidade durante a apresentação.
Aprenda a usar o microfone, teste o projetor, caminhe pelo local da apresentação, e tente não se distrair com ruídos e intercorrências que possam acontecer no meio da apresentação.
É importante manter a postura e utilizar a comunicação não verbal, para não transparecer o nervosismo e manter uma boa imagem.
Reconheça seus medos para que possa antecipar e prevenir possíveis reações.
Mantenha pensamentos positivos e autoconfiança antes de se apresentar (é meio difícil no começo, mas depois fica menos difícil). Antecipe pequeno problemas como, o projeto pode não funcionar, o microfone pode falhar, uma palavra escrita errada ou um tropeço de leve no palco. Nestes casos uma piada de “leve” pode ajudar a quebrar o gelo e ocultar o problema, reduzindo assim seu impacto.
Recursos e suportes
Saber utilizar os recursos certos para cada apresentação pode torná-la inesquecível e impactante. Lembrando que estes são apenas recursos, você pode muito bem utilizar de sua própria partitura vocal e gestualidade para fazer uma apresentação incrível.
Você pode dividir a apresentação com outra pessoa e assim se sentir mais seguro, da mesma maneira pode utilizar alguém presente para exemplificar uma situação – aconselho que combine antes com a pessoa, pois, isso pode ocasionar grande constrangimento. Neste ponto é importante que você tente não fazer tudo sozinho.
Outros recursos muito úteis são os quadros brancos, flip charts ou dependendo até uma folha em branco -se a apresentação for para pouquíssimas pessoas. Nestes casos você deve ser preciso nos seus traços e tentar ao máximo, não ficar de costas para o público, e NUNCA falar de costas para o público. Se for desenhar, treine em casa! Não esqueça que a tinta da caneta pode acabar.
Em caso de projetores certifique-se que o local é adequado, mantenha a sequência dos slides, não leia o que foi projetado, utilize de recursos visuais atrativos – gráficos, planilhas sucintas, imagens, animações e vídeos. Lembre-se que “enfático é diferente de redundante”.
O mais importante: SEJA SIMPLES! Avalie a necessidade de cada recurso e treine para utilizá-los de maneira eficiente.
O Público
Conseguir adequar sua apresentação ao público te fará útil!
Conheça as expectativas de seu público, só assim você poderá supri-las, entenda suas dores, medos, e sua maneira de interagir para que você possa gerar empatia.
Apresente como se estivesse falando individualmente, isto passa uma sensação de exclusividade e gera proximidade entre você e os interlocutores.
Não tenha medo de interagir e perguntar se eles estão compreendendo. Se avalie – não seja muito rígido – a ponto de saber se você está mantendo o ritmo, a postura e se é necessário mais energia em sua apresentação.
Assuma a sua posição de apresentador, identifique-se e dê a você mesmo um certo nível de autoridade. Comunique com paixão, pois, a paixão convence.
Prepare algo inesperado e envolva todos os espectadores, estando atento e aberto às possíveis alternativas que surgirem, responda dúvidas, elogie e retome seu argumento.
Se prepare para lidar com os chatos.Observe os feedbacks e claro SEMPRE saia com elegância!
Gosto de falar que “comunicar-se é doar-se”. Exige de você humildade o suficiente para reconhecer o outro a ponto de não apenas preparar um conteúdo que vá suprir suas necessidades, mas, também, de se prepara para conseguir transmitir este conteúdo de forma valorosa e transformadora.
Lembrando que clicando no título dos pontos citados você é direcionado a um artigo com conteúdos mais aprofundados sobre o assunto.
Se você leu este artigo até aqui, não esqueça de deixar seu comentário e suas dúvidas.
Ficarei feliz em ajudar.