Março 11, 2023

TUDO o que você precisa FAZER na hora de preparar uma apresentação inesquecível

Por Wesley Tatibana

Seja uma Reunião, trabalho de faculdade,  Palestra ou Oratória 

É muito fácil perceber quando uma apresentação foi mal preparada, ou quando o palestrante ou orado não conhece o suficiente sobre o assunto que está falando.

Uma apresentação mal feita pode destruir com a carreira de qualquer pessoa, além da má reputação que pode se espalhar rapidamente, existem os danos emocionais que podem impedir você de levantar novos projetos.

Agora, uma apresentação bem preparada, pode surpreender e encantar, dando a visibilidade que você precisa para dar aquele salto na sua carreira profissional. 

Falar em público é uma arte, sendo assim precisa de técnica, treino e muita criatividade, para pode cativar, encantar, vender, convencer e persuadir. Este é um assunto que eu amo ensinar, e se você deseja aprimorar essa ARTE, você está no lugar certo.

Pegue caneta e papel para anotar os pontos principais e venha comigo. Eu te garanto que se colocar estas orientações em prática, você estará um passo à frente de milhões de pessoas, que possuem sim uma arma poderosa nas mão, mas, não sabem como utilizá-la. O nome desta arma é COMUNICAÇÃO. 

Muita gente sai por aí dando tiros ao vento, sujando sua comunicação e perdendo todos o benefícios que ela pode trazer a sua vida. Uma comunicação clara é a chave para um bom convívio social e para o bom desenvolvimento de qualquer empresa. 

Aqui nosso blog você irá aprender a se comunicar de maneira eficiente sem deixar de ser você mesmo, sem máscaras e sem personagens. Apenas amplificando o que você tem de melhor para encantar seu público

Sem mais delongas vamos conhecer agora TUDO o que você precisa FAZER na hora de preparar uma apresentação inesquecível 

PENSE POSITIVO

A primeira coisa que você deve fazer para preparar uma apresentação de qualidade é PENSAR POSITIVO. Acredite tudo vai bem quando começa bem. não importa se você foi obrigado a realizar esta apresentação ou se você está com medo, pois, nunca realizou uma palestra.

Procure avaliar o benefícios que você terá, o crescimento profissional e pessoal, o status e autoridade que você pode adquirir, e foque no que irá te impulsionar.

Encontre benefícios e metas pessoais. Anote em um papel o que você pretende evoluir com esta apresentação, quais conquistas pessoais você pode obter e trace um objetivo pessoal.

Lembrando que os objetivos pessoais tem grande poder diante de nossas ações, com certeza você terá uma realização muito maior se você for um orador que sabe alinhar suas apresentações com seus objetivos pessoais.

CONHEÇA SEU PÙBLICO

É importante, sempre, ao preparar uma apresentação, seja ela em um café, uma sala de reuniões ou em um salão de eventos, avaliar o público para qual você irá falar. Isto irá te dar segurança e ajudará a conduzir os métodos e o modo de se passar as informações necessárias.

Quanto mais você conhece o seu interlocutor, mais fácil fica de dialogar com ele, assim, dentro de sua proposta você pode agregar informações que irão suprir suas expectativas e medos. 

Para isso, é importante que você responde algumas perguntas, que, irão ajudar a traçar o perfil de seu público:

  • Para quantas pessoas eu irei me apresentar?
  • Qual o nível de escolaridade e/ou nível de conhecimento sobre o assunto?
  • Quais são seus valores? E medos?
  • Em que nível eles estão na empresa em que trabalham? 

Estas questões irão ajudar na construção de seu AVATAR, mas este é um assunto para outro post.

O que você precisa saber agora é que, quanto mais informações tiver sobre seu interlocutor, mais eficaz pode se tornar a sua apresentação.

INFORMAÇÕES ÚNICAS 

Um ponto forte de qualquer apresentação são as informações privilegiadas. Seja algum dado estatístico do concorrente ou uma nova pesquisa realizada, este tipo de informação pode surpreender as expectativas do seu público.

Um bom orador sempre possui cartas nas mangas, e é capaz de encontrar informações, que, não apenas irá suprir as expectativas, mas também, irá surpreender o seu público.

Conheça o seu público e encontre informações que irão deixá-los de queixo caído, isto dará autoridade  a sua apresentação. Lembre-se de verificar sempre as fontes destas informações. Acima de qualquer sensacionalismo está a sua integridade e moral, que podem ser feridas facilmente por conta de uma informação falsa.

ORIGINALIDADE 

O maior segredo da originalidade é ser você mesmo.

Pensado nos tempos contemporâneos, a oratória locutada cheia de firulas, palavras rebuscadas e voz de peito bem impostada, já está ultrapassada. Não que estas técnicas não sejam mais utilizadas, mas elas acabaram se atualizando, para atender a necessidade do público.

Se posso encontrar um termo para resumir o desenvolvimento da comunicação verbal e a CLAREZA.

No geral já não é muito importante se você possui traços de sotaque em sua fala, ou até, se você utiliza algumas gírias durante a sua apresentação. Mas, é claro que estes elementos em excesso podem poluir seu argumento, tirando a atenção do interlocutor, não deixando sua comunicação CLARA.

É óbvio que você não precisa ser um locutor dos anos 40 ou um lord inglês, mas, é preciso tomar cuidado com elemento da sua fala que podem distrair o ouvinte tirando a credibilidade dos seus argumentos.

A originalidade pode se resumir em expandir as qualidades necessárias para comunicar para um público determinado. Você não precisa deixar de ser você, mas, amplificar aquilo que pode te ajudar em sua apresentação.

O LOCAL 

Conhecer o local onde você pretende fazer uma apresentação, é fator fundamental na escolha do método que irá utilizar.  Por exemplo, se você decide utilizar de recursos eletrônicos como notebook, projetor ou apresentação em vídeo é importante saber se o local tem capacidade para comportar estes equipamentos (tomadas acessíveis, espaço e competição sonora).

O local irá influenciar no material que você poderá utilizar, na quantidade de pessoas que poderão participar do evento e até mesmo na maneira de falar. Por isso, além de conhecer o local é sempre importante ter uma cartinha na manga, pois, imprevistos podem acontecer.

Não tenha medo de mudanças de última hora, mantenha-se calmo para poder improvisar a se adaptar às situações. 

Lembre-se da famosa frase de Darwin: ” Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”

Após toda essa preparação pessoal, está na hora de estruturar o conteúdo e os métodos de apresentação, mas isso é um assunto muito longo para este artigo, por isso eu escrevi artigos separados para cada tema.

Lei cada um deles e coloque em prática, eu tenho certeza que com estas técnicas em pouco tempo você se tornará um apresentador acima da média. 

Não esqueça de comentar sua opinião e suas dúvidas, ficarei feliz em pode ajudar!

Texto inspirado nos ensinamentos de Steve Shipside