A comunicação verbal utiliza-se de palavras para se relacionar com o interlocutor, ao contrário da comunicação não-verbal, que utiliza de gestos e símbolos como imagens para transmitir uma informação.
Podemos dividir a comunicação verbal em duas partes basicamente;
Comunicação escrita
Utiliza de textos escritos para transmitir uma mensagem, devemos prestar bem a atenção no fato de que não são necessários vários parágrafos de um texto robusto para transmitir uma mensagem que realmente comunique.
Por exemplo, uma placa escrito “PARE” na próxima a uma esquina possui informação suficiente para induzir a ação a ser tomada.
Da mesma maneira um cartaz escrito “PROMOÇÂO” em frente a vitrine de uma loja.
Assim, podemos pensar que se uma imagem pode valer mais de mil palavras, uma palavra também pode valer mais do que mil imagens, quando bem executada é claro.
Comunicação Oral
É o ato de se comunicar através da voz e da fala.
A nossa voz possui muitos elementos simbólicos que nos remetem principalmente a emoções, saber utilizar a partitura vocal durante sua comunicação verbal-oral é saber também atingir o cérebro emocional do interlocutor.
Você já observou que quando uma pessoa próxima está triste ou até mesmo muito nervosa fica muito fácil de identificar seu estado emocional apenas pela mudança no seu ‘tom’ de voz?
Mesmo quando não vemos a pessoa frente a frente sabemos diferenciar se ela está triste, alegre, eufórica, nervosa ou abatida apenas observando sua maneira de falar.
Saber utilizar de recursos que despertem a emoção do interlocutor, enriquece a sua comunicação, facilita a compreensão do assunto abordado e principalmente, gera empatia e engajamento do seu público.
No entanto, se você acha difícil se apresentar em público, não se preocupe, vou te mostrar que é mais simples do que você imagina, mas, este caminho exige ação.
Ler os artigos de maneira passiva não irá mudar nada em sua maneira de comunicar, o aperfeiçoamento da comunicação verbal e da oratória exige treino diário, não são apenas técnicas
Para desenvolver sua comunicação, encare como um estilo de vida. Afinal de contas a comunicação está atrelada em nosso cotidiano, nos comunicamos com nossos familiares, com a moça do mercado, no nosso trabalho, e ainda, nos comunicamos com nós mesmos a todo momento em pensamento.
Aperfeiçoar a comunicação verbal é entender sua maneira de se expressar, entender a maneira com que o outro traduz o mundo, para que , assim, você possa organizar e filtrar as informações a serem transmitidas de maneira relevante para seu interlocutor.
Foi pensando em te ajudar a se comunicar de maneira eficiente que escrevi este artigo. Então vamos lá!
Dicas para melhorar a comunicação verbal
Aqui nó vamos focar apenas na comunicação verbal-oral, devido a grande demanda de clientes e conhecidos com dúvidas nesta área.
6. Tenha clareza e foco
Além de, as palavras estarem bem articuladas, é necessário ainda, que você tenha clareza do conteúdo a ser dado.
Se o conteúdo é muito confuso ou se o palestrante, orador ou apresentador fica transitando entre assuntos diferentes sem uma linha de conexão, o público pode ter dúvidas sobre a solidez dos seus conhecimentos.
Além de o assunto ficar entediante e você poder perder a atenção do seu público. Ao escolher o objetivo de sua apresentação, certifique-se que todo o conteúdo caminha em uma direção congruente.
5. Seja educado e cortês
Não estou dizendo para você se tornar um lorde ou um membro da família real inglesa, mas, expressões como: obrigado, com licença, por favor, por gentileza, se me permitem, fazem com que seu interlocutor se sinta mais confortável e receptivo a sua mensagem.
Lembrando que a atenção do público é algo valioso e deve ser agradecida, afinal não podemos chegar ao hall da fama sem o público que nos segue.
4. Faça conexões
Encontre pontos de conexão em sua conversa e crescente em seus argumentos, um breve relato, uma situação comum do dia a dia, hobbies, ou coisas que seu interlocutor possa associar, isto gera uma proximidade maior ao assunto abordado despertando gatilhos de memórias emocionais importantes para sua comunicação.
3. Fique atento ao feedback
Tenha certeza de que você está sendo compreendido, observe as reações do seu interlocutor, pergunte se você está sendo claro, se estão conseguindo te compreender ou acompanhar seu raciocínio.
Seja generoso o suficiente para garantir que todos estão compreendendo a mensagem que você está passando.
2. Partitura vocal
É muito importante oscilar seu tom de voz, não estou dizendo falar cantando como nos espetáculos da Broadway, mas, certifique-se de utilizar expressões vocais para dar as intenções corretas nos momentos corretos.
Afinal de contas quase todo movimento emocional de nossa fala é expresso pelo som da nossa voz.
Utilizar um tom de voz inadequado pode transformar sua frase motivacional em uma frase depressiva, ou sua apresentação dos gráficos da empresa em uma mensagem irônica ou sarcástica.
1. Não esqueça de ouvir
Seu interlocutor precisa ser ouvido, é ele que irá te dar informações de como você deve se comunicar, se ele está realmente entendendo o conteúdo, são nos argumentos do interlocutor que você encontrará as informações necessárias para continuar a conversa.
1. Domine o assunto
Esta dica é uma precaução, afinal de contas dominar o assunto a ser debatido é o mínimo para se construir um argumento.
Você não precisa ser um especialista, mas, com certeza deve possuir experiência e solidez no que for falar.
E Por último mas não menos importante:
Bônus: Treino, treino e mais treino
Não cansaço de ser redundante no fato de que a prática leva a perfeição, não queira melhorar seus resultados se você não teria e não experimenta.
A comunicação verbal é um recurso poderoso que pode abrir uma infinidades portas na sua carreira, mas para dominar esta ferramenta é necessário treino e dedicação.
Depois de aplicar as técnicas, não esqueça de deixar seus comentários.
Ficarei muito feliz em poder ajudar!
Autor: Wesley Tatibana dos Santos